6 jun

Dia de Campo da Genética Aditiva reúne mais de 300 pessoas em MS

baixadscn9054 baixadscn9054

Aconteceu no último sábado (3) o 14º Dia de Campo da Genética Aditiva, empresa de melhoramento genético localizada em Campo Grande (MS). Mais de 300 pessoas reuniram-se na Fazenda Canaã, em Terenos (MS), evento que teve como tema central a precocidade. 

O público presente era formado por pesquisadores, produtores rurais, acadêmicos e profissionais do seguimento pecuário.

O encontro iniciou com a apresentação do Gerente de Programas Especiais de Corte da central Alta Genetics, Manoel Francisco de Sá Filho, que falou sobre o melhor manejo reprodutivo para novilhas Nelore precoces.

A zootecnista Roberta Gestal falou sobre os mitos e as verdades nos programas de melhoria genética. "Muito se dizia que Nelore não é precoce. A Genética Aditiva acreditou que nelore pode ser sim precoce", disse ao iniciar sua palestra. Apresentou dados sobre os animais precoces da Genética Aditiva. 

Já o gerente de Mercado da Alta Genetics, Tiago Carrara, falou sobre o futuro da genética no Brasil, com a palestra “Mercado de Genética: onde estamos e para onde vamos”.

As palestras finais ficaram por conta dos profissionais da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O técnico, Horácio Ferreira Neto, apresentou os resultados da fazenda Genética Aditiva no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), assunto abordado também, na sequência, por Henrique Torres Ventura, Sup. Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ. 

Ao término das palestras, os profissionais reuniram-se para participar de um breve debate, tirando dúvidas do público presente e também através de ligações.

Geraldo Magela Pinheiro, pecuarista com propriedade em Bonito (MS), adquire genética da Genética Aditiva há oito anos. "Durante esse período meu rebanho cresceu muito. Acompanho essa corrida fabulosa que a Genética Aditiva empreendeu  na seleção do Nelore e estamos aqui para utilizar os bons touros e também conhecer métodos da seleção utilizadas pela empresa".

Sobre o Dia de Campo, Geraldo revelou que "os assuntos tratados são de alto nível e foi muito enriquecedor participar deste evento. Gostei bastante, estou levando conhecimento e vamos aplicá-lo na propriedade. São bons conselhos", disse.

Encerrando o Dia de Campo, os participantes realizaram um tour pelos pastos da Fazenda Canaã para o reconhecimento dos animais.

Veja mais fotos : http://www.agroin.com.br/galerias/ver/129/14o-dia-de-campo-genetica-aditiva

Eduardo F. Coelho Eduardo F. Coelho