• banner_site_1920x546

Fechar anúncio

4 abr

Genética Aditiva participa de reunião em Uberaba (MG)

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e o Rancho da Matinha realizaram no dia 13 de março, em Uberaba (MG), reunião técnica para discutir as diretrizes e critérios das avaliações para as características de eficiência alimentar.

Participaram do evento entidades de pesquisa como Embrapa Cerrados, Instituto de Zootecnia (IZ), UNESP, UFU, UC-Davis; centrais de inseminação (CRV Lagoa, ABS Pecplan e Alta Genetics), além de representantes do Rancho da Matinha, da Genética Aditiva, representado por Eduardo Coelho, e da Fazenda Bacuri.

Durante a reunião foram apresentadas palestras que levantaram questões sobre as características de eficiência alimentar e as formas de medição; realizada mesa redonda com o propósito de definir os caminhos da eficiência alimentar no melhoramento genético, como sua padronização, revisão das mensurações e decisão sobre quais características devem ser avaliadas.

O Prof. Raysildo Lôbo, presidente da ANCP, destacou que a Entidade preza pela qualidade da informação baseada em estudos científicos, motivo pelo qual ajudou a promover a reunião. Ele ressaltou também que a ANCP não aceitará dados em seus programas de melhoramento que não tenham garantia de qualidade.

Ficou acertado com todos os participantes que será feita uma revisão no livro de regras das provas de eficiência alimentar, revendo itens como idade dos animais para participação na prova, duração do período de adaptação, composição da dieta, definição do ganho diário dos animais, pesagem, e revisão das características a serem utilizadas como ferramenta de seleção.

Também foi aprovada por todos a confecção de uma cartilha de definições, voltada ao criador de gado de corte, com conceitos sobre a eficiência alimentar, como utilizá-la como ferramenta de seleção, vantagens e retorno econômico ao selecionar essa característica.

Ficou a cargo da ANCP a gestão da revisão e da confecção das cartilhas, contando com o auxílio dos pesquisadores presentes, os maiores especialistas no assunto no Brasil, os quais determinarão o que deverá ser revisado no documento.

Informações ANCP

NOTÍCIAS RELACIONADAS