• touros

Fechar anúncio

20 dez

Genética Aditiva reúne-se com coordenador da Associação do Cavalo Crioulo

Genética Aditiva reúne-se com coordenador da Associação do Cavalo Crioulo Genética Aditiva reúne-se com coordenador da Associação do Cavalo Crioulo
No último dia 17 de dezembro, representantes da Genética Aditiva, juntamente com um grupo de produtores rurais, reuniram-se com o coordenador da Associação Brasileira do Cavalo Crioulo Lúcio Rigon Stacowski. Na ocasião, os presente foram informados da programação 2011 da Associação, que inclui exposição morfológica e leilão, que acontecerá no próximo dia 16 de abril de 2011, a partir das 20h, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a Expogrande, em Campo Grande (MS).
 
Mato Grosso do Sul, que já foi considerado o 4º estado com maior número de cavalos crioulos, retoma agora sua posição privilegiada, com produtores investindo em grandes animais da raça.
 
A raça Crioula revolucionou a seleção de equinos, através do Freio de Ouro, que é uma prova morfo-funcional, onde 1/3 da prova advém da morfologia do animal e 2/3 da função. O freio de ouro, mais do que uma competição, é uma prova de seleção funcional, que permitiu que a raça crioula conquistasse espaço nos diferentes segmentos nas provas de Rédia, tanto no Brasil como no Campeonato Mundial, na Vaquejada, no Laço Comprido, entre outros.
 
A Raça Crioula, além de se tornar a principal raça brasileira, tem sido referência na seleção de equinos no Brasil.