• touros

Fechar anúncio

10 mai

Nelore da Genética Aditiva estão inscritos em Prova de Desempenho

Luiz Otávio Campos da Silva, da Embrapa Gado de Corte, Eduardo Coelho e Cynthia Vieira Luiz Otávio Campos da Silva, da Embrapa Gado de Corte, Eduardo Coelho e Cynthia Vieira

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande -MS), unidade da Empresa Brasleira de Pesquisa Agropecuária vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deu início na última semana à sua primeira edição da Prova de Desempenho de Touros da raça Nelore.

A Genética Aditiva, empresa de melhoramento genético, se faz presente no evento com a participação de 60 touros, divididos em três lotes de 20 animais. De acordo com Eduardo Coelho, diretor da empresa, o objetivo da participação é "identificar os animais com as características certas para que busquemos uma genética adequada. O foco é a seleção", diz.

A escolha dos animais contou com o auxílio de Roberta Gestal, zootecnista, mestre em melhoramento genético (USP), que esteve presente no 13º Dia de Campo da Genética Aditiva, realizado no dia 30 de abril na Fazenda Canaã, em Terenos (MS).

A prova avalia os animais nas seguintes características: parte de reprodução; carcaça e eficiência alimentar. "Aqui não está se preocupando muito com ganho de peso e sim quais são os animais mais eficientes", revela o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva.

A primeira edição da prova conta com a participação de 10 produtores, totalizando 90 animais. Em um primeiro momento os touros foram mantidos por sete dias no pasto, ficarão 14 dias na adaptação na qual se alimentam nos cochos para depois começar a prova efetivamente. 

Os alimentadores utilizados nesta Prova ficam apoiados sobre células de carga, o que possibilita o registro automático da quantidade de alimento oferecido e sobras, bem como a mensuração da dinâmica de ingestão de alimento pelos animais, já que os mesmo utilizam brincos com tecnologia que permite toda a métrica.

Na última terça-feira (3), Eduardo Coelho e Cynthia Vieira, visitaram a sede da Embrapa Gado de Corte e, acompanhados por Luiz Otávio Campos da Silva, puderam conferir os animais no pasto.

Programa Geneplus

O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, pela Embrapa Gade de Corte. O principal objetivo da Tecnologia Geneplus é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização, através das avaliações genéticas disponibilizadas de seus reprodutores, matrizes e produtos.