• touros

Fechar anúncio

12 mar

REM Caldonegro lidera principais sumários de avaliação de touros da pecuária brasileira

REM Caldonegro REM Caldonegro

A coluna "Negócios" da edição de março da Revista Globo Rural, destaca a liderança do touro da raça Nelore, REM Caldonegro - da Genética Aditiva -  empresa de melhoramento genético de Campo Grande (MS), nos três principais sumários de avaliação de touros da pecuária brasileira. 

Filho de REM Uponic x Provador, Caldonegro se sobressai nas características para habilidade materna, longevidade, precocidade sexual, rendimento e acabamento de gordura.

De acordo com o texto, no PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) obteve índice de 51,18. No sumário da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) atingiu 28,55 no mérito genético e no Sumário Geneplus Embrapa atingiu o índice de 6,47%.

"Pela primeira vez um touro Nelore unifica 3 sumários, unifica a liderança dos 3 sumários. E mais do que isso, ele unifica batendo recordes dos sumários. Ele aumenta o diferencial, alcança índices históricos, então, só isso já o torna um animal extraordinário", diz Argeu Silveira, diretor técnico da ANCP.

Argeu ressalta também que Rem Caldonegro foi um indivíduo de maior diferencial de seleção para ganho de peso no intra rebanho da Genética Aditiva e vem confirmando essa aptidão para ganhar peso nas avaliações de seus filhos. 

"É importante destacarmos dois aspectos de REM Caldonegro. O primeiro deles é que, por uma questão de idade cronológica, seus filhos estão nesse momento passando por avaliações de precocidade sexual, avaliação de carcaça e posteriormente de eficiência alimentar e que a gente ainda não conhece o desempenho de seus filhos, até pela própria idade do touro. E essas característcas vão trazer respostas.  E a segunda questão do REM Caldonegro que mesmo ele já na sua escolha, não sendo um indivíduo que chamasse a atenção pelo seu biotipo, mesmo assim, ele visualmente não agradando, é um touro que vem vendendo muito bem, então o mercado comprou a ideia de trabalhar com o REM Caldonegro, mesmo não agradando os olhos mas com números extraordinários que certamente na questão do peso vai confirmar nas suas progênies. Um touro muito importante para a raça", finaliza o diretor técnico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS