A edição 112 da Revista ABCZ publicou reportagem especial sobre o melhoramento genético. Intitulada "O Sucesso do Melhoramento Genético", o texto de autoria de Thaís Ferreira, ressalta as adesões ao PMGZ e ao PMGZ Comercial.
A empresa de melhoramento Genética Aditiva, localizada em Campo Grande (MS), representada por seu proprietário Eduardo Coelho, colaborou com a matéria.
Veja abaixo:
A Genética Aditiva é uma das seleções que podem falar com propriedade quando o assunto é sucesso do melhoramento genético. Atuando na vanguarda na adoção de tecnologias modernas, o grupo, com propriedades localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, participa de programas de melhoramento há vários anos e em setembro de 2016 ingressou no PMGZ da ABCZ.
O objetivo inicial do criatório, referência em pecuária de precisão, era potecializar a comercialização de sêmen para as propriedades parceiras do PMGZ. Mas logo que ingressou no programa, o pecuarista Eduardo Folley Coelho percebeu que era possível definir mais uma meta: abastecer o mercado com animais comprovadamente melhores.
"O PMGZ entregou o que imaginávamos: aumentar a nossa participação no mercado, além de ajudar a aumentar a nossa venda de sêmen através das centrais. Também ajudou na venda de touros quando passamos a fazer o Certificado de Superioridade Genética (CSG)", revela Eduardo.
O trabalho de melhoramento do rebanho utiliza maciçamente as avaliações genômicas do PMGZ, e destaca as vantagens dessa ferramenta. "Estamos fazendo genômica em 100% dos animais Nelore e Gir há três safras e enviando todos os dados, pois a ferramenta aumenta a confiabilidade das avaliações genéticas", salienta Eduardo.
Foi o técnico da ABCZ Horácio Alves que trouxe o rebanho para o Programa de Melhoramento Genético de Zbuínos. Além a parceria com a PMGZ, a Genética Aditiva é promotora de leilõs oficiais na Expozebu e ExpoGenética e presença confirmada na PNAT 2021. "Dentro de alguns anos, o PMGZ vai ser o programa de melhoramento genético mais importante do país", destaca Eduardo.
Clique aqui
e confira a matéria nas páginas 51 a 55!